A Osteopatia Clássica Avançada é uma área da Osteopatia bem fundamentada na Filosofia e princípios apresentados originalmente pelo seu fundador, o Médico Cirurgião, Dr.Andrew Taylor Still. Diferente da Osteopatia convencional, que utiliza técnicas manuais como ferramenta de trabalho, a Osteopatia Clássica Avançada, além de ser realizada por Osteopatas com formação a nível superior em Osteopatia e pós-graduação em Osteopatia Clássica Avançada, utiliza instrumentos modernos para o diagnóstico Osteopático e as correções das Disfunções Somáticas, que são identificadas de uma forma rápida, precisa, segura e suave, não sendo necessário retirar nenhuma peça de roupa no momento da avaliação ou do tratamento, podendo ser realizada em pacientes de todas as idades, sem torções ou manipulações que geram cavitações (estalidos), possibilitando desta forma, uma redução considerável no tempo das sessões de tratamento dentro do consultório que podem durar até no máximo 30 minutos, tornando mais acessível e proporcionando mais praticidade para o homem moderno, desfrutar dos benefícios da Osteopatia, sem ter que despender muito do seu valioso tempo.
A Osteopatia é uma profissão da área da saúde de nível superior mais antiga que a fisioterapia e a Quiropraxia. É reconhecida e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), visando restabelecer a saúde e o bem estar sem o uso de medicamentos ou procedimentos cirúrgicos, tratando do ser humano de forma global, isto é, fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada e que, uma parte mesmo que distante do local da dor, sintomas ou doença, pode ser a verdadeira causadora do sofrimento.
A Osteopatia é uma forma de tratamento que se preocupa inicialmente em descobrir as causas primárias dos sinais e sintomas do paciente, para somente depois cuidar das consequências no intuito de restabelecer a função diminuída ou perdida. Por esta razão, a Osteopatia é uma abordagem causal, e não sintomática.
Ela é a ciência e a arte especializada em localizar e corrigir as Disfunções Somáticas sem o uso de drogas ou cirurgias, prevalecendo a filosofia e o princípio de que o corpo tem o poder de auto-cura, desde que os sistemas nervoso e circulatório estejam em perfeito funcionamento e livres de qualquer interferência. No Brasil o MTE - Ministério do Trabalho e Emprego reconhece o Osteopata através do CBO – Código Brasileiro de Ocupações 2261-10.
"Disfunção somática é a expressão física da desarmonia entre corpo, mente e espírito que, reflete negativamente em qualquer parte do corpo podendo levar ao enfraquecimento, adoecimento e morte." - Renato Mendes, DO.
Disfunção Somática é uma alteração mecânica que pode gerar uma séria e significativa interferência nervosa que afetará a perfeita comunicação entre cérebro e todo corpo, diminuindo tanto o fluxo nervoso como sanguíneo em áreas relacionadas ao sistema neuromusculoesquelético e sistema neurovegetativo, comprometendo assim o completo bem estar e saúde
O objetivo principal do Osteopata é identificar e ajudar na correção da Disfunção Somática primária que se encontra em 99% dos casos entre as duas primeiras vértebras cervicais (atlas e áxis)
O conceito de Disfunção Somática primária é de muita importância, porque o cuidado Osteopático não procura primeiramente fazer algo para mascarar ou aliviar o sintoma de dor ou outro sintoma qualquer, mas sim em ajudar a corrigir a disfunção primária que originou todas as compensações e adaptações (disfunção somática secundária, terciária etc.) que vão se formando em diferentes áreas do corpo, sendo responsáveis pelo aparecimento de estresse estrutural, degenerações, dores e doenças. PARA SABER MAIS SOBRE A DISFUNÇÃO SOMATICA CLICK AQUI: DEGENERAÇÃO DA COLUNA
Pessoas de todas as idades, acometidas de diferentes problemas como dores lombares, toráxicas, cervicais, dores de cabeça, vertigens, tonturas, cólicas menstruais, ciatalgias, transtornos digestivos, circulatórios, respiratórios, transtornos nervosos, psicossomáticos, lesões relacionadas ao trabalho e ao esporte, além de outras, podem consultar um Osteopata e se beneficiarem de um cuidado osteopático seguro, não invasivo, que ao se identificar e focar na retirada das causas, observarão a eliminação ou a diminuição acentuada, dos muitos sintomas indesejáveis.
Existem vários profissionais da área da saúde, que para melhores resultados em seus pacientes, trabalham em parceria com o profissional Osteopata, entre eles, os Ortopedistas, Fisiatras, Neurologistas, Acupunturistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeutas, massoterapeutas e outros.
A Osteopatia oferece uma abordagem singular do corpo humano, com eficácia comprovada.
Alguns tipos de cuidados Osteopáticos:
Cuidados para alívio da dor aguda: Este cuidado é fornecido para alívio da dor imediata, mobilidade restrita e desconforto, porém, os resultados imediatos irão depender do diagnóstico Osteopático ou Alopático, sua idade, condição física, quanto tempo se tem sofrido com a queixa atual, tipos e tamanho de lesões anteriores. Algumas ou várias visitas ao longo de um período relativamente curto de tempo poderão ser necessárias.
Cuidados Osteopáticos Corretivos: Podem ajudar em situações de casos mais severos, recorrentes, que tenham existido com sintomas ou sem eles por algum tempo. Estes casos poderão exigir um período mais longo e mais complexo de cuidados. Uma vez que a gravidade do seu estado tenha diminuído através dos cuidados de alívio, os cuidados corretivos ajudarão a restaurar a função normal da coluna vertebral, músculos, tecidos de suporte e os nervos afetados por eles.
Cuidados Osteopáticos de Apoio e Manutenção: Nesta fase, estes cuidados ajudarão a manter e preservar os benefícios alcançados nas fases de alívio e correção. Os Osteopatas também são treinados para detectar condições nas fases iniciais das disfunções, muitas vezes antes de sentir dor ou a mobilidade articular reduzida, prevenindo futuras patologias como artrite, artrose, hérnia de disco, bicos de papagaio, escoliose, tendinites, neuropatias etc. Integrando a Osteopatia no seu estilo de vida, o profissional Osteopata, realizará check-ups periódicos e se necessário, realizará os cuidados no sistema neuro-musculo-esquelético e viscerais para ajudar a manter o organismo o mais saudável possível. O profissional Osteopata dialogará buscando encontrar um cronograma de manutenção adequado à sua situação particular, metas de saúde e estilo de vida.
Às vezes são necessários muitos anos para um problema de saúde aparecer e se desenvolver; outras vezes, apenas alguns segundos. É por isso que deve-se ter a coluna vertebral, sistemas nervoso e circulatório funcionando da melhor forma possível em todos os momentos da vida e não apenas quando se apresentam os problemas, sinais e sintomas. Afinal, não se escovam os dentes apenas quando se aprentam as cáries, é necessário manter um cuidado diário com os mesmos para evitá-las.
O cuidado Osteopático tem inúmeras vantagens. Uma das maiores é o fato dos pacientes diminuírem consideravelmente ou até mesmo abandonarem o consumo de medicamentos, principalmente antiinflamatórios e analgésicos que podem causar danos no fígado, estômago, cérebro, intestinos e outros órgãos importantes, podendo gerar vários efeitos secundários, prejudiciais para a saúde, além de atrapalhar no processo de cura.
Caso tenha um dos problemas abaixo, saiba que existe um cuidado não medicamentoso para isso:
Na maioria dos casos, por causa da correria e do trabalho do dia-a-dia perante a incansável busca por bens de consumo ou patrimoniais, as pessoas se descuidam e acabam perdendo a saúde. Não se deve esperar que apareçam hérnias de disco, artrose, bicos-de-papagaio, escoliose e vários outros problemas que trazem dor e tristeza para que somente então comece a se cuidar.
Um dos focos principais na vida do ser humano deveria ser de encontrar a plenitude da saúde é só então, como consequência, dedicar-se a realização de sonhos, aquisição de bens patrimoniais, viajens etc.
É muito importante consultar periodicamente um Osteopata mantendo sua coluna alinhada e livre de Disfunções Somáticas.
Aumente a sua Qualidade e Estimativa de Vida! Agende uma Consulta Agora! (62) 3009-2759
Em sua primeira visita o objetivo será identificar as causas do seu problema, definir o melhor caminho Osteopático/Homeopático a tomar e pontuar detalhes referentes à duração e conduta para com o tratamento.
Cosultório equipado com aparelhos de última geração para a prática das técnicas osteopáticas.
CONHEÇA O CONSULTÓRIOTexto do médico, Dr. Carlos Bayma, tocando em um assunto muito sério. Como a saúde é tratada e manipulada por alguns médicos.